Home > Oficinas >  OPA Experiências Animadas
Já imaginou participar de uma oficina aberta ao público, em que cada aluno faz sua animação e vê o resultado na hora? Nesta oficina, de rotatividade constante, é possível aprender uma entre diversas técnicas, como brinquedos óticos, recortes, massinha e pixilation. Nosso laboratório animado pode ser instalado em qualquer lugar, seja em um ambiente fechado ou aberto, como em uma rua ou praça. Essa flexibilidade permite, inclusive, que várias oficinas sejam ofertadas simultaneamente no mesmo local.

SUGESTÕES:

Público-alvo: crianças a partir de 07 anos a adultos
Quantidade de alunos: aberta ao público
Carga horária: a partir de 1 hora
Ideal para: eventos culturais, de lazer e datas comemorativas

Técnicas trabalhadas

Brinquedos Óticos


Brinquedos óticos

Taumatrópio, Folioscópio, Flipbook, Fenaquistoscópio e Zootrópio… Esses nomes pra lá de estranhos são alguns brinquedos óticos. Sim, brinquedos que encantam crianças e adultos! Daí, você pode imaginar que, apesar de os nomes deles serem assustadores, são muito divertidos e fáceis de se produzir. Eles são considerados os “avós do cinema”, já que surgiram no início do século XIX como simples mecanismos que geram a ilusão de movimento em imagens e desenhos.

Pixelation


Pixilation

Já imaginou dirigir um carro invisível, atravessar uma parede ou mesmo voar? Com o pixilation isso tudo é possível! A técnica é uma espécie de “stop-motion com pessoas”, em que alguém se movimenta muito pouco a cada quadro capturado por uma câmera fotográfica. Essa prática é normalmente utilizada para fins humorísticos, em vinhetas, videoclipes e filmes curtos, e os resultados são muito divertidos!

Recortes


Recortes

Um dos recursos mais simples da animação também é um dos mais divertidos! Basta recortar personagens, objetos ou cenários em materiais como papel, cartão, tecido ou fotografias. Depois, é só colocá-los “em movimento” por meio de poses diferentes que serão registradas por uma câmera. Daí, é só deixar a imaginação solta: pode-se criar personagens com membros articulados e criar diferentes partes do corpo como olhos fechados ou bocas com diversas expressões.

Massinha


Massinha

Modelar bonecos de massinha é uma experiência irresistível para crianças e adultos. Dar vida a esses bonequinhos é mais legal ainda! Essa é uma das técnicas mais antigas da animação e envolve inúmeras possibilidades, como a de personagens de massinha interagirem com atores reais. Os bonecos de massinha podem fazer inúmeras estipulias, e tudo pode ser amassado, esticado e retorcido da forma que sua imaginação quiser.

Fotos


Conheça nossas outras oficinas:

OPA Luz... Câmera... Animação
OPA Escola Animada
OPA Meu Primeiro Curta-metragem
OPA Guia do Animador Iniciante

COPYRIGHT © Poeira Estúdio ~ Todos os direitos reservados.

Agência Café Design